domingo, 1 de maio de 2011

Levantamento do pelourinho na povoação da Caiçara


 “ Aos cinco do mês de julho do ano de 1773 nesta povoação da Caiçara, Capitania do Ceará Grande, um terreno do meio dela, onde veio o Dr. “ Aos cinco do mês de julho do ano de 1773 nesta povoação da Caiçara, Capitania do Ceará Grande, um terreno do meio dela, onde veio o Dr. Ouvidor Geral e Corregedor da Comarca João da Costa Carneiro e Sá, comigo escrivão do seu cargo adiante nomeado, e mais parte das pessoas mais capazes do povo deste termo, e sendo no lugar do pelourinho, que o dito ministro mandou fazer, e ai por mim escrivão foi comunicado a todas as pessoas presentes o transunto da carta do Exmo. Governador de Pernambuco, edital e ordem de sua majestade Fidelíssima, tudo copiado na certidão retro, depois do que por ordem do dito ministro em voz alta e inteligível pelo mesmo meirinho geral da Correicão João dos Reis foi dito três vezes:
Real! Real! Real! Viva o nosso Rei Fidelíssimo, o Sr. D. José de Portugal! Cujas palavras repetiu todo o povo em sinal de reconhecimento da mercê que recebia do mesmo Senhor pela ereção desta vila de Sobral.
E tudo para constar mandou o dito ministro fazer este termo em que assinou com todos os presentes. Eu Bernardo Guimarães Pessoa, escrivão da correição, o escrevi. Carneiro e Sá, Bento Pereira Viana, Jeronimo Machado Freire, José de Xerez Furna Uchoa, Sebastião de Albuquerque Melo, Luiz de Sousa Xerez, Alexandre de Holanda Correia, Vicente Ferreira da Ponte, Manoel Coelho Ferreira, José de Araújo Costa, Manoel da Cunha, Antônio Miguel Pinheiro, João Marques da Costa, Feliciano José de Almeida, Manoel Ferreira Torres e André José Moreira da Costa Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário