sexta-feira, 24 de julho de 2015

Missões de Frei Vidal da Penha




Vários missionários percorreram as regiões do Acaraú, mas nenhum deles logrou maior fama do que Frei Vidal de Frescarolo, italiano, vulgarmente conhecida por Frei Vidal da Penha, assim chamado por ser frade do Convento da Penha em Recife.
Depois de ter feito missões nesta região em 1785, regressou novamente a Fortaleza, onde chegou em dezembro de 1796, e ai abriu as santas missões. No ano seguinte, no mês de setembro pregou em Sobral, seguindo depois, em outubro, para Meruoca, demorando-se por 20 dias.
As missões pregadas pelo célebre capuchinho e missionário apostólico nunca foram esquecidas, tornando-se lendárias as profecias a ele atribuídas, segundo as quais a Praça da Matriz de Sobral ainda havia de ser “cama de tubarões”.
Grande devoto e propagandista do culto das Dores de Maria Santíssima, talvez nunca tenha influído na construção do pequeno nicho de Nossa Senhora das Dores, que já existia antes de 1818.

5 comentários:

  1. Ele esteve em várias regiões de Ceará, batizou em Icó, Quixeramobim e suas profecias ficaram famosas.

    ResponderExcluir
  2. Visitou também Pedra Branca e deixou uma prédica até hoje muito bem lembrada pelos senhores octogenários, que nossa matriz seria "uma cama de baleia".

    ResponderExcluir
  3. Meu avô tem 83 anos e fala de um livro de profeciaa que o avô dele lia para todos os netos.

    ResponderExcluir
  4. existe algum fundo de verdade nisto? Eu não creio é muito fantasioso, a própria bíblia diz que o criador se arrependeu de ter causado o dilúvio, dizendo nunca mais fazer aquilo!

    ResponderExcluir