terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Reduto Judaico – relato do Padre João Mendes Lira


Na região do Acaraú, tudo indicava que existia um reduto judaico. Especialmente por causa do porto de Camocim, que nesta época não era alfandegado, e da excelente estrada de ferro, construída por D. Pedro II, que ligava o porto a Sobral. 

Os judeus chegavam na região entrando pelo porto e desenvolviam a atividades comerciais na região. Também, como eles não se misturavam com a comunidade,  eles formavam comunidades separadas. 

Assim, o Padre João Mendes Lira decidiu investigar na região qual seria o local exato de tal reduto. Depois de muito tempo procurando, ele encontrou apenas uma pista. Assim, relata o investigador:

"De volta da missa passo pela residência do Sr. Feliciano Ferreira da Ponte, Sr. De seus 73 anos que adquirira sua atual propriedade por herança deixada por sua mãe Rita Carmem de Aragão Ponte. Conversando, assim, com o dono da Fazenda Sobradinho disse-me que era parente de Manoel Cornélio Ximenes de Aragão – um dos maiores Corretores de Escravos do Ceará – residente em Sobral. Falando-lhe sobre a existência dos judeus em sua propriedade nos tempos passados, nada me respondeu, apenas se retirou para o interior da casa, mas para logo voltar com um carvão na mão. Abaixou-se um pouco e, logo desenhou o “Símbolo de Salomão” no chão – a Estrela de Davi. Imediatamente começou a fazer várias referências sobre os judeus ali residentes afirmando que havia uma grande pedra nas imediações contendo uma inscrição em baixo relevo da Estrela de Davi – do “Símbolo de Salomão”. [Padre João Mendes Lira, “A escravatura e a abolição dos escravos em Sobral”, Pg 80, 1980.]"

Nenhum comentário:

Postar um comentário