terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Resenha Sobralense


Imprensa

Foto ilustrativa

Desde 1864, Sobral possui a sua imprensa e seus periódicos políticos, literários, noticiosos e humorísticos.

A “Tipografia Constitucional”, trazida de Teresina, Capital do Piauí, via Acaraú, por Manoel da Silva Miragaia, seu proprietário, foi a primeira que houve em Sobral.

Nesse prelo que era de madeira grossa e pesada foi impresso “O Tabyra”, periódico, liberal, o primeiro vindo à luz da cidade, surgindo o seu primeiro número em 14 de agosto de 1864.

Era de publicação anônima e publicava-se aos domingos em formato de uma folha de papel para o ofício.

Existiu até 25 de dezembro, sendo substituído pelo “O Sobral”, impresso na “Tipografia Constitucional” e publicado sob a direção de Manoel Artur da Frota, surgiu em 15 de junho de 1881 e circulou até 1890.

Publicava-se às quintas-feiras, e era impressa em preto de ferro manual.

“A Ordem”, publicado em 28 de setembro de 1887, sob a direção de José Vicente França Cavalcante passou após sua morte para a direção do filho Antenor Cavalcante e circulou até 1903.

Surgiram após os seguintes periódicos: “O Sobral”, hebdomadário, impresso nas oficinas d’”A Gazeta de Sobral”. Redator Manoel de Castro Paiva. Surgiu em 23 de janeiro de 1887.

“O Estudante”. Publicado em 13 de maio de 1896. Impresso na Tipografia d’”A Ordem” e dirigido pelos estudantes do Colégio do Prof. Vicente Arruda.

“O Echo de Sobral”. Periódico literário crítico e noticioso publicado quinzenalmente sob a direção de Luiz Félix da Silva, em 1898.

“A Cidade”. Jornal Político, publicado a 8 de fevereiro de 1899, pelo Dr. Álvaro Otoni. Tendo este sido nomeado promotor público de Fortaleza, assumiu a direção o poema Carlos Rocha. A 27 de julho de 1901, passou a ser diário, voltando mais tarde a sair nas quartas e sábados. O Dr. Álvaro Otoni faleceu em Sobral a 23 de dezembro de 1907.

“O Novo Século”, “O Diabo” e “Canivete”, humorístico e noticioso, publicado em 1901.

“Itacolomy”. Publicado em 25 de março de 1902, sob a direção política do Coronel José Inácio Alves Parente e redação do Dr. Valdemiro Cavalcante e outros. Transformou-se no “Correio de Sobral”.

“A Penna”. Crítico e humorístico, publicado aos domingos, sob a direção de Joaquim Gondim Lins e Francisco Furtado. O primeiro número é de 28 de março de 1902.

“O Engraxador”, “O Charuto” e “O Espião”. Críticos e humorísticos, publicados em 1902.

“A Penna”, publicação em 1º de janeiro de 1904, sob a direção de Paixão Filho.

“A Quinzena” publicado em 9 de abril de 1905. Redator Vicente Loiola.

“Lauro Sodré”. Redator Paixão Filho, secretário Luiz Sabóia. Circulou em 1905.

“Rebate”. Publicado em 21 de abril de 1907, sob a direção do Dr. Alexis Barbosa Amorim e Vicente Loiola.

“A Tribuna”, apareceu em 19 de setembro de 1907, sob a direção do Dr. Clodoveu de Arruda. 

“A Evolução”, publicado em 10 de outubro de 1908. Diretor Vicente Rodrigues dos Santos. Quinzenal. Fundiu-se com o “Lauro Sodré”, para produzir “Imparcial”, cujo número é de 3 de abril de 1909.

“O Imparcial”. Resultado da fusão do “Lauro Sodré” e “A Evolução”. Redatores Paixão Filho e Rodrigues Santos. Apareceu em 3 de abril de 1909.

“O Carimbo”, jornalzinho do belo sexo, publicado em 9 de janeiro de 1910, sob a direção de Stênio da Luz, pseudônimo de um dos colaboradores d’”O Imparcial”.

“Pátria”, publicado em 19 de janeiro de 1910. Redator Carlos Rocha. Substituiu a “A Tribuna”.

“O Cabresto”, “A Chaleira” e “A Frecha”, jornais críticos, humorísticos de 1919.

“O Congresso”. Órgão do Congresso Sobralense. Apareceu em 15 de novembro de 1910. Diretor Washington Soares”.

“A Lucta”. Hebdomadário publicado sob a direção de Deolindo Barreto Lima em 1º de maio de 1914. Epígrafe: “Conte-se o caso como o caso foi. O cão é cão e o boi é boi. diga-se a verdade na terra embora desabem os céus”.
Deolindo Barreto faleceu em Sobral a 18 de junho de 1924.

“A Palavra”, semanário publicado em 10 de maio de 1901. Diretor Benedito Moreira, Secretário Joaquim Lins, Gerente H. Nogueira.

“Norfista”. Publicado em 15 de abril de 1912. Impresso na Tipografia Deolindo. Redator Craveiro Filho e Newton Craveiro. Lema: Acharei um caminho ou abri-lo-ei.

“Atlante”, “O Binóculo”, “Mignon”, críticos humorísticos de 1914.

“A Escola”. Publicado em 26 de outubro de 1906. Redatora Antonieta Craveiro, Secretário Francion Albuquerque. Era impresso na Tipografia Nortista.

“A Federação”. Órgão político e independente, publicado em 4 de janeiro de 1920. Jornal de combate à administração João Tomé e de apoio à candidatura Belisário Távora. Redator Adalberto Brígido Maia.

“A Imprensa”. Órgão político do Partido Republicano Democrata, seminário, sob a direção de José Passos Filho. Circulou em 1935.

“Quinze de Agosto”. Jornal do Colégio de N. S. d’Assunção, de D. Mocinha Rodrigues. Circulou durante 12 anos.

“A Verdade”, quinzenário, impresso em oficina própria. Direção e propriedade de Francisco Alves de Oliveira. 1934-1936.

“O Ginásio”, periódico do Externato do Prof. Pinto Filho. Circulou em 1939.

“Forquilha” – jornal humorístico, literário, esportivo e noticioso, dirigido pelos moços que empregam atividades nos serviços da Inspetoria, no povoado de Forquilha. Circulou em 1939.

Atualmente Sobral possui três empresas tipográficas bem montadas: “Correio da Semana”, “A Ordem” e “Comercial Gráfica” e as seguintes publicações:

“A Ordem”. Semanário de propriedade de seu diretor Craveiro Filho; Gerente L. Craveiro, está no vigésimo quarto ano de publicação. É o periódico mais antigo do norte do Estado. O seu primeiro número data de 7 de setembro de 1916.

“Correio da Semana”. Órgão dos interesses religiosos da Diocese de Sobral.

Foi fundado por D. José Tupinambá da Frota em 1918, sob a direção do Pe. José de Lima Ferreira e redação do Pe. Francisco Leopoldo Fernandes Pinheiro, que mais tarde foi também diretor. Está no vigésimo terceiro ano de publicação.

Foi por muitos anos diretor o professor Manoel Francisco das Chagas, que substituiu o Pe. Leopoldo Fernandes.

Atualmente é seu diretor o professor Luiz Jacome Filho, Inspetor Regional do Ensino.

“O Reino de Cristo”. Órgão mensal das Congregações Marianas da Diocese de Sobral. Diretor Estanislau Frota Netoe e gerente João Thomaz Albuquerque. Apareceu em 8 de dezembro de 1933.

“O Ginásio”. Órgão oficial dos alunos do Ginásio Sobralense, sob a direção dos quintanistas deste estabelecimento. Surgiu em 1934. Está no sexto ano de publicação.

“O Trabalho” – Revista de publicação mensal – Órgão oficial da Associação dos Empregados no Comércio de Sobral, dirigido pelos alunos da Escola Superior de Comércio D. José. O seu primeiro número é de 1928. Está no duodécimo ano de publicação.

“Revoada”. Órgão literário do Colégio Sant’Ana. O seu primeiro número é de 29 de junho de 1937.

“Betânia”. Órgão do Seminário Menor de Sobral. Tem por lema “Omnia per Christum, cum Christo et in Cristo”, e está no oitavo ano de publicação.

“O Sacerdote” – Folha mensal da Obra das Vocações Sacerdotais – Diretor Pe. Sabino Loiola. O primeiro número data de 28 de agosto de 1939.

Do Livro "Vultos Sobralenses" - Mons. Vicente Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário