terça-feira, 12 de maio de 2020

Praça do Patrocínio nasceu em terreno de cemitério




No passado havia a prática de chamar de praça um espaço desocupado. Este espaço, no período de 1825 a 1881 funcionou como primeiro cemitério de Sobral. Devido a uma epidemia de cólera, morreram muitas pessoas e foram sepultadas em valas coletivas. Depois foi construído o Cemitério oficial que é o São José.

Com a construção da estrada de ferro de Sobral (Estação da REFFSA), em local então arredado da cidade, despertou a ideia de edificar-se no novo bairro uma capela dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio.

A Igreja do Patrocínio, foi construída sobre o terreno do mais antigo cemitério da cidade. A pedra fundamental foi benta a 16/01/1885 pelo Padre Vicente Jorge de Sousa e construída entre 1885 e 1900 por iniciativa da família Gadelha em estilo neoclássico. Entre 1923 e 1924 foi reformada internamente por iniciativa do bispo Dom José Tupinambá da Frota, tendo sido substituído o piso de tijolos por ladrilhos hidráulicos, construção das laterais e do altar-mor, cujo tabernáculo de bronze fora confeccionado em Paris. O projeto de reforma foi fornecido pelo engenheiro João Saboia Barbosa. A paróquia foi criada por Dom José em 23/09/1917.

1935 – 1985 homenagem do ECC da Paróquia do Patrocínio ao seu fundador em Sobral, Monsenhor Sabino Guimarães Loyola no seu cinqüentenário de ordenação sacerdotal. Sobral, 10/02/1985.

Busto do Monsenhor Sabino. Homenagem do povo de Sobral ao seu benfeitor Monsenhor Sabino Guimarães Loyola por ocasião de seu centenário de nascimento *25/08/1909... +07/01/2005. “Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé” (2º Timóteo 4,7). Sobral-CE, 25/08/2009. Leônidas Cristino prefeito municipal.


A coluna com a estátua da liberdade no topo. 1ª placa, oval e com os dizeres: “Monumento comemorativo da fundação de Sobral passou a Povoado em 1712, à Vila em 1773 e à Cidade em 1841” inaugurada em 07/09/1927 e a mão de obra foi do versátil Pedro Frutuoso do Vale; 2ª placa, quadrada e diz: Administração do prefeito Ernesto Marinho de Albuquerque, período (1924-1928).

Museu do Eclipse. “O problema concedido pelo meu cérebro, incumbiu-se de resolvê-lo o luminoso céu do Brasil”. (Albert Einstein). Em data de 21/03/1925 no Rio de Janeiro.

Neste local (Praça do Patrocínio), em 19 de maio de 1919, os astrônomos britânicos, Charles Davidson e Andrew Chommelin, com a colaboração dos brasileiros capitaneados por Henrique Morize, fotografaram o Eclipse Solar. Os resultados viriam a comprovar a deflexão da luz nas proximidades do sol, como previsto pela teoria geral da relatividade de Einstein. Sobral/CE, 21/07/2005. “British Council”; “Ministério da Ciência e Tecnologia, Brasil um País de Todos – Governo Federal”; “SBF – Sociedade Brasileira de Física”.

O Museu do Eclipse, inaugurado em 29 de maio de 1999. 80 anos que a expedição científica do observatório Greenwich esteve em Sobral e comprovou a Teoria da Relatividade com a observação do Eclipse Total do Sol. Foi legitimada a nova teoria do universo, do físico e matemático Albert Einstein. O museu do Eclipse inaugurado hoje, é uma justa homenagem ao tão significativo acontecimento. Um antigo sonho, cuja concretização se deve aos esforços conjuntos da prefeitura de Sobral e da Embratur. Cid Ferreira Gomes, prefeito municipal de Sobral; Bismarck Pinheiro Maia, diretor de Economia e Fomentos da Embratur; Luis Fernando V. Coelho, Secretário Municipal de Negócios da Indústria, Comércio eTurismo. Prefeitura Municipal de Sobral. Prefeitura Municipal, Sobral no Rumo Certo.
O Planetário, completa o conjunto do Museu do Eclipse. Foi inaugurado sexta-feira, 29 de maio de 2015, às 19h. Prefeito Veveu Arruda; governador Camilo Sobreira de Santana e Ivo Ferreira Gomes, secretário de estado das Cidades do Ceará; Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará e a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, Eliane Leite. É o primeiro planetário no interior do Estado do Ceará. “Sobral Terra da Gente”.

A Praça do Patrocínio: construída com recursos exclusivos do município e inaugurada dia 27 de maio de 1978, prefeito Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior. Placa afixada na parede do pátio da igreja.

A inauguração da revitalização da praça: também a pintura externa da igreja. Igreja e praça ficaram maravilhosas.

Governo do Estado do Ceará. Inauguração da Praça do Patrocínio. Sobral/CE, 29 de maio de 2015. Camilo Sobreira de Santana, governador do estado do Ceará; José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, prefeito de Sobral; Ivo Ferreira Gomes, secretário de Estado das Cidades do Ceará. As placas: da primeira e desta inauguração, estão afixadas num pedestal de mármore roso, chapiscado de preto ao lado do Planetário. Frente à igreja.

A Praça do Patrocínio também é chamada de: “Praça Osvaldo Rangel”. Agora durante a reforma foi até chamada de: “Praça do Postecinio” em virtude da quantidade de postes colocados inicialmente.

Por Adalberto Mendes de mesquita
Publicado em 4 de junho de 2015 no Jornal Correio da Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário