quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Origem do Bairro Gentilândia de Fortaleza




O bairro "Gentilandia" leva esse nome em homenagem ao sobralense Coronel Gentil. Seu nome completo é José Gentil Alves de Carvalho, nasceu em Sobral em 11 de setembro de 1867 e faleceu em 11 de março de 1941. Era filho de Antônio Alves de Carvalho e Francisca Cândida Vitorino de Menezes. 
Ficou órfão de pai aos 12 anos. Com a incumbência de sustentar sua família abriu, com os 10 contos que recebeu de herança, uma pequena loja de tecidos. 
Acabou se tornando bem sucedido no comércio e na venda de produtos agrícolas, acumulando riqueza. 
Casou-se em 1886 com Maria Amélia da Frota. Mudou-se para Fortaleza visando investir em negócios ligados à indústria, comércio e serviços.
Estabeleceu-se na nova cidade em 1893. Abdicou dos dois sobrenomes e assumiu o segundo nome próprio como nome de família. Abriu uma loja de tecidos em parceria com alguns parentes. 
Fundou, no mesmo ano, a firma “Frota & Gentil” juntamente com seu cunhado José Artur da Frota. Em 1917 o estabelecimento ganhou uma seção financeira, e em 1931 se tornou definitivamente um banco, o Banco Frota Gentil S.A., que funcionou até a década de 60. 
Gentil criou em 1934 a “Imobiliária José Gentil”, que passou a administrar seus negócios imobiliários. O Jornal cearense O Estado caracterizou o Banco e a Imobiliária como “duas das mais importantes organizações comerciais do Ceará”. Foi em vida o maior empresário e homem mais rico do Ceará.
Em 1909 adquiriu uma chácara na Avenida Visconde de Cauipe, no bairro Benfica onde ergueu em 1918 um belíssimo palacete para ser a sua residência. Assim, construiu uma espécie de império com seu próprio nome que utilizou para intitular sua família inteira. Chamou então seu domínio de Gentilândia.
Posteriormente a família Gentil implementou e abrigou toda a localidade. Em torno do palacete construiu vilas e ruas com residências de vários tamanhos e estilos, praças e áreas verdes.
Em 1955, a mansão e toda a sua localidade foi comprada pela Universidade Federal do Ceará e, apesar de que algumas construções deste império tenham sido demolidas, algumas ainda estão preservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário