domingo, 1 de novembro de 2020

ÍCONES DE SOBRAL


Pálace Club


Antes da construção deste prédio, havia um outro clube bem mais modesto, fundado após a criação do Grêmio Recreativo Sobralense, em 1909.

Por iniciativa de grandes empresários e políticos da cidade, pessoas influentes de Sobral, entre eles, o jurista Dr. José Saboya de Albuquerque, também industrial e pecuarista, o Grêmio Recreativo Sobralense, através destes empreendedores, conseguiu e viu tornar-se realidade a construção de uma nova sede.

Com predominância no estilo neoclássico, por influência da arquitetura europeia, foi erguida nas imediações da praça da Meruoca, entre 1923 e 1926.

Por décadas foi frequentado pela aristocracia sobralense, quando começaram a surgir outras opções de clubes, entre estes a AABB. Mesmo assim, ainda continuou a promover por vários anos muitos encontros festivos, empresariais, intelectuai
s e culturais.

A partir de 1997 passou a ser a sede do Fórum de Sobral, e, desde o ano 2000, teve outra denominação, tornando-se o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras.

Teatro São João

Este belo espaço cultural, também com predominância do estilo neoclássico, foi construído no período de 1875 a 1880, por influência da Sociedade Cultural União Sobralense, criada em 1875 e composta inicialmente por Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, Domingos Olímpio, João Adolfo Ribeiro da Silva e José Júlio de Albuquerque Barros, que persuadiram e convenceram os empresários de Sobral a construir um grande teatro.

Este era um de seus primeiros planos: construir um teatro que também fizesse jus ao porte e ao nome da cidade. Vale lembrar que já existia o teatro Apolo, de proporções bem reduzidas e modestas.

Sobral já era uma cidade que se destacava no Ceará, produzindo e exportando muito couro, carne e algodão. E esta Sociedade tinha a cultura como prioridade no desenvolvimento.

Após a inauguração da estrada de ferro de Camocim a Sobral, em 1882, muitos atores que se apresentavam no teatro vinham de navio da Europa até o porto de Camocim e de lá viajavam de trem até Sobral.

Foi o segundo teatro de grande estilo construído no Ceará. O primeiro foi o de Icó, em 1860.

Nenhum comentário:

Postar um comentário