segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

QUARTEIRÃO NASCENTE DA PRAÇA DA SÉ DE SOBRAL

 




Por: Wilson Belchior
Em: 12 / Jan / 2026

Foto relíquia, que presumo ser dos anos 20. Olhando a histórica foto tirada, não sei se de avião ou se de umas da tôrres da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e percorrendo seu lado Nascente, da direita para a esquerda, podemos identificar:
01. O terreno que inicialmente aparece, de aproximados 8 m, com frente para a Praça da Sé e lateral pela Rua do Oriente. Nele havia uma imensa cajazeira, que objetivou muitas brigas de menino, e foi utilizado pela Prefeitura Municipal de Sobral como Correição Pública, onde eram mantidos presos animais encontrados soltos nas ruas, e cobrada uma taxa para sua liberação.
02. Na primeira casa que aparece moravam o casal seu Isaías e d. Mundica, onde viviam os craques do futebol, Timberto e Caídor, e que Dom. José costumava a visitar.
03. A casa seguinte com uma porta e três Janelas era a casa dos pais do Padre Domingos Araújo, que vivia fechada e em 1956, o amigo Luzanir Coêlho solicitou ao Padre Domingos para a ceder para ser local de funcionamento do Centro Estudantal Sobralense e ele cedeu sem ônus, apenas pedindo que a conservasse.
04. As duas casas de taipa seguintes, eram habitadas por pessoas que desconheco seus nomes.
05. A casa de alvenaria seguinte, não sei a quem pertencia.
06. As três casas de taipa seguintes não sei quem nela morava nem a quem pertencia, sei que a última delas foi demolida e agregada a que seria a casa seguinte.
07. A casa seguinte era a casa do Padre Domingos, Cônego da Sé.
08. E continuava o quarteirão, até a Rua Cordeiro de Andrade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário