domingo, 2 de janeiro de 2022

Introdução e evolução do futebol sobralense

Todo esse material foi tirado da Cronologia Sobralense, do cônego Francisco Sadoc de Araújo (2015), vol 5.

"Havia muito mais que time em Sobral no passado. Isso enfraquece a hipótese do Guarany ter sido criado em 1919. Tudo indica que ele era anterior". 

Dr. Herbert Rocha.



Introdução e evolução do futebol sobralense

3 de maio 1914 (Domingo): É inaugurado o primeiro campo de futebol da cidade de Sobral, na praça Rodrigues Júnior, hoje praça do Menino Deus. Foi preparado pelo “Club Sportivo Sobralense”, presidido pelo jovem Samuel Gomes da Ponte, com duas equipes: “Sobral Football” e “Sulamericano”. O primeiro jogo, nesse dia, teve o extravagante resultado de 23 x 20 a favor do Sobral. Cada equipe, segundo a imprensa que noticiou o fato, era composta de nove jogadores: 1 gol-quíper (sic), 2 beques, 2 hall-beques e 4 centros. Quinze dias depois, já estavam organizadas quatro equipes de onze jogadores: “Sobral Football”, “Sulamericano”, “Ipiranga” e “Guarani”, todas filiadas ao “Club Sportivo”. Havia ainda o “Yankee Sport Club” que não se filiou.
Foi também construído outro campo na Praça da Meruoca. Os jogos aconteciam a cada domingo e a imprensa dá amplo destaque às partidas. Quando os times foram organizados com onze jogadores, os gols diminuíram sucessivamente. Assim começou a história do futebol sobralense. O Jornal “A Lucta” publicou os estatutos do “Club Sportivo”.

11 de outubro 1914 (Domingo): Primeiro jogo de futebol do recém-criado “Guarany Sport Club” que venceu o “Ipiranga” por 2x1 no campo da Praça da Meruoca.

16 de janeiro 1920 (6ª-feira): É fundado o “Sobralense Futebol Club” por iniciativa de José de Freitas Filho e Joaquim Demétrio de Sousa. Os Estatutos foram aprovados em Assembléia Geral de 9 de abril.

21 de janeiro 1920 (4ª-feira): O “Sobralense Futebol Club” vence jogo com a seleção do Ipu, por 1x0. Jogou com a seguinte escalação: “Saboia, Alderico e Horizonte, Felizardo, Lourival e Freitas, Figueiredo, Itamar, Pinto, Albuquerque e Joanito”

9 de abril 1920 (6ª-feira): Em Assembleia Geral são aprovados os estatutos do “Sobralense Futebol Club”, sendo primeiro presidente José Silvestre Saboia de Albuquerque.

30 de setembro 1920 (5ª-feira): O América Futebol Club, de Sobral, empossa sua nova diretoria, sob a presidência de João Figueiredo.

10 de outubro 1920 (Domingo): O América Futebol Club empata com o Camocim em jogo realizado no campo do Jockey Club Sobralense. O América Sobralense alinhou com Thier, Bruno e Simão, Martins, Tupã e Gaspar, Joanito, Teixeira, Pinto, Horizonte e Lalá.

5 de junho 1921 (Domingo): Tem início o campeonato sobralense de futebol com a participação de quatro equipes: América, Brasil, Ceará e Sobralense. No primeiro jogo, cujo resultado foi Ceará 1 x América 0, serviu de Juiz o Jornalista Deolindo Barreto.

1º de setembro 1921 (5ª-feira): É fundada a “Liga Desportiva Sobralense”, órgão coordenador das equipes de futebol locais.

26 de julho 1925 (Domingo): No campo da Cruz das Almas, sensacional jogo de futebol entre o “São Cristóvão” e “São Paulo”,  locais para decisão do campeão da cidade. O resultado foi 1x0 a favor do primeiro.

27 de setembro 1931 (domingo): No campo da Cidao, encontro de futebol entre equipes locais do Fabril 1 X Orion 1.

28 de junho 1932 (3ª-feira): é reestruturada a Liga Desportiva Sobralense, fundada a 1º de setembro de 1921, com a participação de três clubes: Sobral Atlético Club, Carioca Sport Club e Orion Futebol Club. Foi eleito Presidente da Liga o Dr. Francisco Pessoa de Araújo.

8 de setembro 1936 (3ª-feira): De regresso a Fortaleza, vira o ônibus em que viajavam os atletas de futebol do “Maguari”, que haviam jogado em Sobral no dia anterior. Vários deles receberam ferimentos.

3 de julho 1938 (domingo): Fundação do “Guarany Sport Club”, agremiação de futebol hoje pertencente à primeira divisão de clubes cearenses. Nasceu por iniciativa do desportista Gerardo Magela Frota.

11 de outubro 1942 (domingo): No campo da Cruz das Almas, jogo final do campeonato sobralense de futebol. Sagrou-se campeão o Carioca que venceu o Cruzeiro, com o resultado de 2 X 0.

17 de outubro 1942 (domingo): Em jogo de estreia no Campeonato Intermunicipal de Futebol, Sobral vence Ubajara por 11x0.

9 de fevereiro 1949(4ª-feira): Vencendo o selecionado de Cascavel por 3x1, Sobral sagra-se Campeão do Ceará, no Torneio Intermunicipal de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário