Zeppelin máquina voadora em Sobral nos anos 40
Era menino quando um majestoso balão dirigível despontou nos céus de Sobral, mais ou menos de 45 a 46. A cidade ficou oficialmente parada para olhar essa passagem rara já que uma multidão se aglomerava nas calçadas. Ele voava baixo e lento. O Graf Zepepelin é de origem alemã e a primeira vez que esteve no Brasil foi em 1930. Somente duas cidades brasileiras Recife e Rio tinham uma torre apropriada para receber o pouso do Zeppelin. Ainda hoje Recife preserva a torre de amarração e o hangar do Rio de Janeiro que serviram às operações dos balões dirigíveis alemães na década de 1930...
Comentário de Aldemir Arruda.
Como era o Zeppelin
A principal característica do projeto Zeppelin era uma estrutura de metal rígido coberta com tecido. Essa estrutura consistia, na maioria das vezes, de duralumínio e era composta por anéis transversais e barras longitudinais contendo uma série de cavidades de ar individuais.
Como era o Zeppelin por dentro
As operações transatlânticas do Hindenburg tiveram início em outubro de 1928, com viagens entre Frankfurt (Alemanha) e Lakehurst (New Jersey, nos EUA). Em 1931 começaram os trajetos entre a Alemanha e Recife e Rio de Janeiro, com um total de 136 voos à América do Sul até 1937, quando aconteceu o devastador incêndio que destruiu a aeronave e pôs um fim à era dos dirigíveis.
Na ocasião, havia 97 pessoas a bordo, entre tripulação e passageiros, e 36 morreram no desastre. O que aconteceu? O dirigível havia sido projetado para voar com o uso de gás hélio, mas, com as restrições impostas à Alemanha nazista para exportar o material, a aeronave vinha sendo preenchida com hidrogênio, que é altamente inflamável.
O salão do restaurante tinha por volta de 15 metros de
comprimento por 4 de largura e era decorado com papel de parede retratando as
viagens do Hindenburg à América do Sul.
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