sexta-feira, 26 de março de 2021

Escola de Música de Sobral homenageia José Wilson Brasil

 


Discurso do Maestro José Wilson Brasil, por ocasião da comemoração dos dois 
anos da Escola de Música de Sobral, que passou a ter seu nome.

"A oficina intelectual está desprovida de fazer um discursos em uma solenidade tão grande e tão nobre como esta. Quero agradecer ao prefeito, ao povo de Sobral à imprensa e todos quanto tiveram esse gesto nobre para comigo. O que eu fiz foi muito pouco, mas foi de boa vontade, porque na Banda de Música de Sobral, em 1935, esboçou-se um movimento de esfriação, pela prefeitura, isso pelo ilustre sobralense, Vicente Antenor Ferreira Gomes, prefeito à época. O maestro José Pedro, mesmo cansado de sua luta, aceitou absorver a Euterpe Sobralense. No dia de São Pedro, 29 de junho de 1935, fez uma retreta na avenidinha chamada, naquele tempo, a Praça Monsenhor Linhares. Depois da retreta os músicos saíram tocando como que em serenata, sem a bateria, a valsa “Separação Cruel”.


"Eu tive a felicidade de acompanhar tudo isso. Não sabia eu que seria o último dia da Euterpe. Em chegando à casa do maestro, ele fez entrar os músicos, sentar, e disse a todos que daquele dia em diante estava destituída a Euterpe. Eu assisti a tudo isso. Depois veio a ideia do coronel Antenor Ferreira Gomes, da Banda de Música, que foi inaugurada no dia 26 de julho de 1936, às 9h, na Praça da Igreja da Sé, tendo como maestro Acrísio Ferreira da Silva, que na oportunidade regeu um dobrado de sua autoria. Assim ficou criada a Banda de Música da Prefeitura, da qual eu tenho a honra de ser um dos fundadores", historiou o maestro.

De acordo com a narrativa de Dom José, em seu livro A História de Sobral, a Euterpe Sobralense foi fundada pelos sobralenses: coronel Diogo Parente, José Inácio Alves Parente e Dr. Alfredo de Andrade, todos do Partido Conservador e inimigos políticos do diretor da Banda de Música da época, Zacarias Tomaz da Costa Gondim, A Euterpe, criada por volta de 1888, tendo  diretor Antonio Fortunato Mouta e dirigida por José d’Alcântara, passou ao comando do maestro José Pedro em janeiro de 1900, que de acordo com o maestro José Wilson, ficou no cargo até 1935, quando encerrou as atividades da Euterpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário