domingo, 1 de maio de 2011

A 1ª Câmara Municipal na República



Dissolvida a Câmara Municipal de Sobral, em janeiro de 1890, foi nomeada para dirigir os negócios municipais uma comissão, ou intendência, composta de cinco membros: Dr. Vicente Cesário Ferreira Gomes, Francisco de Almeida Monte, Vicente Ferreira de Arruda, Domingos Deocleciano de Albuquerque e Cesário Ferreira Ibiapina.
No primeiro dia de fevereiro de 1890 teve lugar a posse da Intendência nomeada para substituir a antiga Câmara Municipal. Apenas empossada, a nova Intendência mandou lavrar um Edital, que foi publicado no jornal “A ORDEM”, dando ciência ao público daquele ato e prometendo “entranhar as mais sinceras disposições de bem servir ao município”.
Logo na sessão do dia 3 do dito mês, foram demitidos todos os empregados em seus devidos cargos. Foi esta derribada necessária para montar na cidade e no município o partido graúdo ao qual pertenciam os membros da Intendência.
A última Câmara era formada dos seguintes cidadãos: Alexandre Mendes Vasconcellos (presidente), Philomeno Ribeiro Leitão (secretário); Cassiano Mendes da Rocha, Manoel Arthur da Frota, Domingos Vasconcellos, Antonio Raimundo Ferreira Gomes, José Mariano da Rocha, João Francisco de Vasconcelos (vereadores).
Nos livros das atas da Câmara nada consta sobre a Proclamação da República senão a sessão extraordinária de 29 de novembro de 1889.

Um comentário:

  1. Amigo Silveira, este Jeep da fota, era um Willys 54, o primeiro carro do 3° BPM. Na foto ele esta estacionado onde antes era a Cadeia Pública, hoje a Câmara Municipal.

    ResponderExcluir