domingo, 1 de maio de 2011

O Hipódromo de Sobral


Corrida no Derby
Em 1780 Lord Derby realizou uma corrida de cavalos na cidade de Epson, ao sul de Londres. Essa corrida veio a tornar-se a mais importante da Inglaterra, e ainda hoje é realizada. Com o passar do tempo, o patronímico Derby tornou-se sinônimo de grande páreo de cavalos: o Derby do Rio de Janeiro. O nome original do Jóquei Club do Rio de Janeiro era Derby Club. Dai o nome Derby Club de Sobral.
O Jockey club foi obrigado a paralisar suas atividades durante a seca de 1877. Corridas realmente organizadas como as de 1871 só foram reiniciadas a 19 de outubro de 1893, dia em que foi inaugurado o Derby Club Sobralense.
O hipismo sempre foi o esporte preferido do sobralense. Data de 1871 a criação de uma sociedade para a implantação de corridas de cavalos em Sobral. De lá para cá essa Sociedade desapareceu e ressurgiu diversas vezes. A principio as corridas eram realizadas no bairro da Betânia, num percurso que ia dos campos onde agora está o prédio da Cidao (transformado no Centec) até o Santo Cruzeiro existente no local onde hoje avulta o Arco de N. S. de Fátima.
O Dr. José Saboya de Albuquerque era um grande entusiasta deste esporte. Já no ano de 1892, ainda muito moço, era ele quem estava à frente desse movimento. Pelo inicio do século, ele trouxe as corridas de cavalos para o bairro do Prado, num local fronteiro a sua morada. Era um vasto trato de terra que se estendia da margem do Rio Acaraú até a atual Av. Dom José. Do lado norte era limitado pela Rua Cel. José Saboia; ao sul , pela rua Lúcia Saboia.
Dentro dessa área foi construída uma grande cerca de pau-a-pique em forma circular, constituindo uma raia de 690 metros de percurso (tanto assim era uma corrida de 700 metros tinha que começar 10 metros antes da marca de chegada). Aconteciam corridas de até 1200 metros. A média de cavalos por páreo era de três, mas havia páreo de quatro e até cinco corcéis. Era comum virem animais de Fortaleza correr aqui. O círculo central da raia foi aproveitado como campo de esportes. Naquele campo realizavam-se partidas de futebol, inclusive com times de Fortaleza.
Sobral constitui-se no pólo de atração do esporte hípico de toda zona norte do Estado, e as corridas de cavalos mais importantes do Ceará realizava-se aqui. Os cavalos vencedores eram entusiasticamente banhados de cerveja, e houve um que foi banhado de perfume francês: o cavalo Ïmperator, de propriedade do Sr. Antônio Mont'Alverne Filho, no ano de 1924.
A um lado da raia localizavam-se a casa de apostas. As arquibancadas e demais dependências do clube, inclusive a parte baixa, onde funcionava o bar e as adjacências ficavam completamente lotadas. Parecia que a cidade se transportava em massa para ali, numa neurose coletiva.
A partir de 1935 o Derby Club teve sede e terrenos próprios. Posteriormente este terreno foi vendido ao Sr. José Napoleão Parente e Silva, pela importância importância de 1500 contos. Essa transação possibilitou a construção da sede atual. As últimas corridas no prado antigo realizaram-se em 1954. Uma corrida no ano de 1952 bateu o recorde em número de espectadores, sendo superada apenas pelas realizadas ulteriormente no hipódromo novo.
O atual hipódromo foi inaugurado em 1955. A arquibancada foi projetada pelo engenheiro Luciano Pamplona, completando-se inteiramente a obra, que é, inquestionavelmente o terceiro melhor hipódromo do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário