domingo, 1 de maio de 2011

Santa Casa de Misericórdia de Sobral


Obra portentosa de Dom José, ocorrida a 24 de maio de 1925. A partir desta data a medicina saiu das mãos individuais, embora hábeis e abnegadas dos grandes médicos que, no passado serviram a cidade. Trabalho herculeo, tendo em vista a falta de recursos, técnicos, e financeiros do tempo, a construção da Santa Casa, cuja pedra fundamental fora benta a 25 de agosto de 1912, foi esforço gigantesco que por si só bastaria para imortalizar o grande bispo sobralense. Na solenidade de inauguração, a fita simbólica foi cortada pelo Senador João Tomé, então em visita à terra natal, que compreendendo o alto significado daquela ocorrência, pronunciou as solenes palavras “abram-se as portas da caridade”.
Foi inaugurada a 24 de maio de 1925. Na construção do prédio foram gastos mais de 300 Contos de Reis.
Texto extraído do livro “História da Cultura Sobralense” de Pe. Fco. Sadoc de Araújo.
No dia 12 de agosto de 1912 houve a solenidade da bênção da pedra fundamental, feita pelo Bispo de Sobral à época e idealizador da nova instituição, Dom José Tupinambá da Frota. No fim de 1918, o prédio estava todo preparado e pintado, esperando por Irmãs Religiosas para dirigirem internamente o hospital.
Depois de um longo esperar, afinal, no dia 31 de Janeiro de 1925, chegaram de fato as Irmãs da Congregação das Filhas de Sant'Ana, para administrar o hospital.
No dia 24 de Maio de 1925, festa de N. S. Auxiliadora, assinala um dos fatos mais importantes da vida social sobralense. Com a honrosa presença do Representante do Exmo. Sr. Presidente do Estado, Desembargador Dr. José Moreira da Rocha, sobralense eminente, e um dos maiores protetores da Santa Casa, e perante enorme assistência de famílias, foi solenemente inaugurada a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário