domingo, 1 de maio de 2011

A lenda do Frei Cristovão


Afirmam nossas velhas tradições lendárias, que a primitiva capela que deu origem a povoação foi construída sobre a sepultura de um padre morto a flechadas pelos índios Tabajaras, enquanto acompanhava uma tropa de portugueses que os perseguia.
Aproveitando-se vantajosamente de umas grandes pedras que existiam sobre uma pequena colina, ai se entrincheiraram os selvagens, conseguindo assim escapar às investidas de seus perseguidores. O local onde se teria dado a luta, ficou conhecido por Fortaleza. Liam-se nas pedras, hoje transformadas em paredes da Fabrica de Tecidos, grandes letras enigmáticas ou hieroglíficas, comemorando talvez, o lutuoso acontecimento.
O fato parece prender-se ao tempo da vida do Frei Cristóvão de Lisboa que, acompanhado de quatro sacerdotes e de vinte e cinco soldados partira do Maranhão, pelo ano de 1620, em busca do Ceará, onde pretendia fazer a catequese de nossos índios, conseguindo - dizem ainda as tradições - converter à fé católica muitos dos chefes de tribos, entre outros, Jacaúna, irmão de Poti, já então batizado, o qual capitaneava a guerreira tribo dos Potiguara nos campos do Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário