domingo, 1 de maio de 2011

Capela de Santo Antonio

É a menor capela de Sobral. Em 1765 já existia o pequeno nicho, dedicado a Nossa Senhora do Bom Parto, onde o padre João Ribeiro Pessoa, durante a construção da Matriz, conservou as sagradas imagens e o Santíssimo Sacramento.
Quando Manuel de Sousa Leal e sua mulher Vitória da Silva Dorneha venderam a terra, que pertence atualmente ao patrimônio de Nossa Senhora do Rosário em 1795, excetuaram “os chãos que foram necessários para se levantar a Igreja de Nossa Senhora do Livramento”.
Essa igreja, porém, nunca se construiu, talvez porque sendo o terreno doado muito vizinho ao nicho de Nossa Senhora do Bom Parto, não havia conveniência em edificar nova capela na mesma rua.
O mencionado nicho, já em vigor em 1839, estava fora do alinhamento, e o padre Antonio Fialho o demoliu para construir no seu lugar a atual capela, iniciada em 1853 e benta quatro de junho de mil oitocentos e cinqüenta e cinco, Houve então grandes festas, sendo celebrado com desusado brilhantismo o novenário de Santo Antonio de Pádua, cuja imagem se venerava no mesmo nicho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário