domingo, 1 de maio de 2011

Por que o nome Sobral

sobreiros

Sobral como substantivo comum, significa mata de Sobros. Por sua vez, sobro ou sobreiro é árvore dicotilidônea da família da cupulíferas(Quercus Suber), abundadissima em Portugal, e de cujo tronco se extrai cortiça. A grande quantidade Sobral plantados por todo o território português, fez com que naquele país muitas povoações tomasse este nome botânico.
Segundo o historiador, Pe. Francisco Sadoc de Araújo, a criação da Vila de Sobral, como a de muitas outras do interior do Nordeste foi resultado natural do cumprimento de uma ordem régia, emanada de Lisboa a 22 de julho de 1766, pelo qual o Rei Dom José I facultava ao Governador Geral de Pernambuco o poder de erigir em vila os povoados com mais de 50 fogos.
Padre Sadoc acha que foi a povoação de Sobral de lagoa, freguesia do conselho de óbitos em Portugal, terra natal do Sargento Mor Antônio Marques Leitão, pai de Quitéria Marques que foi mulher do capitão Antônio Rodrigues Magalhães, casal proprietário da Fazenda Caiçara, berço de Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário